Marcas que Marcam!

Harley-Davidson - É a única marca que conseguiu criar um nível de fidelidade tão alto entre seus clientes que alguns deles chegam a tatuar seu logotipo no braço. A marca é considerada uma lenda, objeto do desejo e também símbolo de status. A imagem de rebeldia, o logotipo e o ronco de suas motos sao icones. Fundada em 1903 pelos irmaos William Harley, Arthur e Walter Davidson, atualmente esta entre as marcas mais valiosas do mundo.

Como tudo comecou
Foi em 1903, num barracão, com três metros de largura por nove metros de comprimento, e em cuja fachada podia se ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, na cidade de Milwaukee, no Estado de Wisconsin, que foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca. Seria uma bicicleta reforçada com motor de 3 HP, batizada com o sobrenome dos seus criadores: o desenhista Bill Harley, o engenheiro Arthur Davidson e seu irmão William. Como o veículo mostrou ser bom, eles construíram mais dois exemplares. Dessas três motocicletas, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da empresa para Henry Meyer, um amigo pessoal deles, por US$ 200. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca, C. H. Lang, comercializou outra das três motocicletas fabricadas. Depois de conseguir um empréstimo bancário, eles instalaram uma fábrica no centro da cidade. Assim, em 1906, iniciou oficialmente sua produção de motocicletas apelidadas de Silent Gray Fellow. O nome provinha de Silent (Silenciosa) devido à condução suave que os amortecedores proporcionavam, Gray (cinzenta) pela sua austera pintura e única cor disponível, e Fellow (amiga), que sugeria uma amizade entre o homem e a máquina. E então, não pararam mais.

Já em 1982, a participação da marca no mercado americano era de aproximadamente 15%; em 1997 chegou a 49%, quando a empresa teve vendas recordes atingindo 132 mil unidades. A marca tornou-se uma grife e a empresa fazia merchandising em roupas, desodorantes e acessórios. O atual slogan é The Legend Rolls On.



Fontes:
Site oficial da empresa e sites especializados em marketing (BrandChannel e Interbrand).