Marcas que Marcam!

Apple – Atualmente, quando se fala em símbolo e ele é uma maçã o que nos vem imediatamente à cabeça é a marca "Apple". O primeiro logotipo, desenhado por Ron Wayne, mostrava Isaac Newton embaixo de uma macieira. Em 1976, foi preciso redesenhar a marca devido à complexidade e dificuldade de ser reproduzida em diversos formatos. Rob Janoff foi o responsável pela criação da nova marca e apresentou a famosa maçã colorida com uma mordida, relacionando a marca com a história bíblica de Adão e Eva. Em 1999, o logotipo assumiu diferentes cores para acompanhar as cores do iMac. A atual marca adotou uma cor cinza cromada, traduzindo aos usuários a imagem de tecnologia, criatividade, inovação, design e originalidade. Avaliada pela Interbrand como uma das marcas mais valiosas do mundo.
A história
A empresa foi iniciada pelos engenheiros Steven Wozniak e Steve Jobs, que tinham sido colegas de turma no colegial e eram interessados em eletrônica. Após a graduação, Steven Wozniak trabalhou na HP e Steve Jobs na Atari, mas desde a adolescência tinham a ideia de desenvolver e vender computadores pessoais, que pudessem ser menores e mais acessíveis que os modelos existentes na época. Foi então que, em 1º de abril de 1976, juntamente com Ron Wayne, criaram a Apple Computer Company, na garagem da casa dos pais de Steve Jobs, e o capital inicial resultou da venda de uma Kombi e uma calculadora HP.

A palavra Apple foi escolhida por três motivos: o uso da letra “A” faria com que a empresa estivesse entre os primeiros nomes na lista de busca. O uso de uma maçã seria uma aposta inusitada, pois não havia nenhuma ligação com tecnologia, e por fim, a fruta está vinculada a uma vida saudável.

A ideia de Steve Jobs era criar uma nova perspectiva de vida para uma nova geração. Foi então que nasceu o Apple I (by Wozniack) o qual não fez muito sucesso. Já em 1977, veio o Apple II, primeiro computador com CPU de plástico e designers gráficos coloridos, lançado em uma feira de informática. Um ano depois, foi lançado o Apple Disk II, com o floppy drive mais barato daquela época.

Modelo Apple Macintosh - 1979

Com o disparo das vendas, a empresa se expandiu. Assim, no início da década de 80, lançaram o Apple III, e também começaram a trabalhar com mercado internacional. Veio também uma nova tentativa de revolução, quando Steve Jobs mandou seus projetistas eliminarem a ventoinha do Apple III. Resultado: substituição de milhares de equipamentos danificados por superaquecimento. Com isso, a imagem do Apple III ficou um tanto quanto complicada, mesmo com lançamento de uma versão revisada. Nos anos seguintes, a empresa passou por várias turbulências, mesmo assim tornou-se uma potência em tecnologia e não parou mais de criar e revolucionar o mercado. Atualmente, esta presente em mais de 120 países, e seus principais produtos são: iPod, iPhone, iTunes, Quicktime, iMac e Macbook .



Modelo IMac - 2009

________________________________________________



Alguns Produtos Apple


Fontes: informações retiradas e compiladas do site oficial da empresa, e sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand).