Microsoft nega que tenha gerado lucro com o downgrade do Vista para o XP

Framingham - Em resposta a ação movida na Califórnia, empresa diz que não cobra ou recebe direitos autorais de downgrade feito por fabricantes. A Microsoft negou que esteja lucrando com o downgrade do Windows Vista para o XP, em resposta a um processo movido contra a empresa de software em uma corte federal de Seattle, nos Estados Unidos. A ação foi movida por uma usuária da Califórnia, na semana passada envolvendo a cobrança de 59,25 dólares pelo downgrade do Vista para o XP na compra de um laptop da Lenovo, em meados de 2008. "A Microsoft não cobra ou recebe qualquer direito autoral adicional se um cliente exerce estes direitos" disse o porta-voz da empresa, David Bowermaster por e-mail, na semana passada. "Alguns clientes podem escolher ou precisar obter mídias ou serviços de terceiros para instalar a versão de downgrade." De fato são os fabricantes, não a Microsoft, que cobram o downgrade do Vista. No entanto, a empresa acaba gerando lucros já que sua política de downgrade se aplica somente às versões Vista Business e Vista Ultimate, que são mais caras do que a versão Home do sistema. A Dell, por exemplo, adiciona 20 dólares ao preço do PC com downgrade. Nos casos de máquinas com Vista Home Premium, a empresa oferecia o downgrade com uma cobrança adicional de 120 dólares a 150 dólares, o que gerou confusão do final do ano passado. Segundo a fabricante, o valor envolvia a migração para as versões Business ou Ultimate para que o downgrade pudesse ser realizado. "A Microsoft exige que os clientes que desejam fazer o downgrade para XP adquiram as licenças do Vista Business ou do Vista Ultimate" explicou o porta-voz da Dell, David Frink, em dezembro do ano passado. "[Isto custa] geralmente cerca de 130 dólares, embora alguns revendedores cobrem mais." "Os clientes são forçados a adquirir a versão mais cara do Windows XP para fazer o 'downgrade' do sistema operacional Windows Vista" argumenta a acusação. O processo foi aberto em Los Angeles, na Califórnia, pela usuária Emma Alvarado. A cliente alega que a Microsoft violou diversos pontos da legislação norte-americana sobre práticas de negócios e proteção ao consumidor pela política de impedir que fabricantes continuem a oferecer o downgrade do Vista para o XPem novos PCsapós o lançamento do Vista, no início de 2007. Alvarado argumenta que a prática da Microsoft resultou em clientes pagando mais pelo XP do que deveriam. "Eles foram forçados a pagar substancialmente mais para adquirir o sistema operacional Windows XP do que pagariam em um mercado competitivo" declara o processo. Alvarado pede uma indenização e espera que o caso seja classificado como uma ação de classe. MERCADO - Brasília, 17 de fevereiro de 2009 - IDG Now!/BR - Diretos Autorais - abpi.empauta.com pg.18.